Acala Vidyaraja - A Divindade Protetora

Posted by Bárbara Ribeiro


Acala Vidyârâja ( ou Fudō Myōō no Japão) é uma divindade hindu da classe dos Vidyârâjas (Myôôs), incorporado no Budismo Tântrico ( Esotérico), aparece de uma forma irada. Acala não é um Buda , e sim
o mais conhecido dos Cinco Reis da Sabedoria. Divindade budista do fogo, é retratado segurando uma espada na mão direita (que representa a sabedoria , e com
ela , a divindade corta da mente dos seres a ilusão e a ignorância) e uma corda enrolada na mão esquerda (para pegar e atar os seres que são governados por suas paixões e emoções
violentas). Ele encaminha os seres para o caminho correto do auto-controle. Acala também é retratado cercado pelas chamas (chamas que consomem o mal e as impurezas deste mundo). Ele se senta em uma pedra lisa que simboliza a paz inabalável e a felicidade que ele oferece para a mente e corpo de seus devotos.

Transmite os ensinamentos de Mahavairocana (Dainichi Nyorai) a todos os seres. Tem a face furiosa que esta simbolizando a força de sua vontade de encaminhar todos os seres a seguir o ensinamentos de Buda. Sua natureza é essencialmente de grande compaixão.

Acala prometeu servir a todos os seres por toda eternidade (este “servir” esta representado no seu cabelo amarrado no estilo de um servo - seu cabelo é amarrado em sete nós e cai para o lado esquerdo de sua cabeça). Tem dois dentes salientes para fora de sua boca, um dente superior e um inferior. O dente superior é apontada para baixo e isto representa a sua compaixão aos que sofrem (corpo/espírito). Seu dente inferior está apontada para cima, que representa a força do seu desejo de progresso em seu serviço para a Verdade. Esta divindade preocupa-se se com os seres que sofrem, ele representa o início da busca religiosa, o despertar búdico. É por esta razão que a figura de Acala é colocado em primeiro lugar entre as treze divindades no Budismo.

Ele é chamado no início de compromissos difíceis, assim como em tempos de guerra, epidemias e desastres. Acala protege contra as calamidades, grandes perigos, na recuperação de doenças ,segurança durante a viagem ou proteção contra assaltos. Acala é também o guia dos mortos, pois ajuda a salvá-los e auxilia em tornar-se Buda nos sete primeiros dias após a morte.

Suas estátuas são geralmente colocadas perto de cachoeiras, montanhas e em cavernas.







Sua síbala Siddham é "ham"


Mantra:

Nômaku sanmanda bazaradan senda makaroshada sowataya un tarata kanman. (Jpn.)

Namah samanta-vajrânâm canda mahârosana sphotaya hûm trat hâm mâm (Skt.)

2 comentários:

  1. Anônimo

    ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    PARABÉNS,DRA.BÁRBARA RIBEIRO POR MAIS ESTE ARTIGO E OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOSCO.
    GRANDE BEIJO
    NAMASTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    GILDA RIBEIRO

  1. Ale

    Olá Barbara, a muuuuuito tempo que pesquiso sobre Acala, sinto que tenho alguma ligação com algo de Acala não sei explicar de que parte(Ensinamento, postura, como guia, identificação, sei lá..) mas sempre me interessei pelo budismo e sempre me deparei com essa Deidade e se não era com ele era com Akshobhya(Que tem caracteristicas parecidas) gostaria de saber se algo te impulsionou a fazer este post ou for feito sem algum motivo em especial.

    Grato pela atenção
    Alexandre

Postar um comentário